Pesquisas
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Nossas Inquietudes

Globalização, multiculturalismo, pós-modernidade, questões de gênero, raça e religião, novas formas de comunicação, manifestações culturais dos adolescentes e jovens, sociedade virtual, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais presentes nas sociedades contemporâneas. Estes fenômenos se interpenetram em processos contínuos de hibridização e adquirem em cada sociedade concreta uma configuração específica.

A educação não pode ignorar esta realidade. O impacto destes processos neste âmbito é cada vez maior. A educação necessita ser repensada para incorporar na sua própria concepção estas realidades sociais e culturais. Articular igualdade e diferença, bem como a base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural, constituem hoje grandes desafios para todos os educadores.

A problemática das relações entre diversidade cultural e educação torna-se de especial relevância para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Neste sentido, é importante que nos empenhemos em construir caminhos coerentes com a nossa própria formação histórica, cultural e social, com a configuração multicultural específica da sociedade brasileira.

É com este horizonte de preocupações que vimos desenvolvendo nossa linha de pesquisa. Cada etapa vencida abre novos questionamentos e provoca novas inquietudes.